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TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
 Quem sou como professor e aprendiz?   
Na sociedade atual não podemos ficar alheios aos avanços tecnológicos e aos benefícios adquiridos com eles. Com toda a certeza são muitas as contribuições da informática para a sociedade, e em especial para a educação, uma vez que, hoje as ferramentas multimídia existentes ajudam muito no processo de ensino aprendizagem.
Cabe ao professor utilizar os recursos tecnológicos de forma a promover uma aprendizagem significativa, crítica e eficaz, enriquecendo assim a sua prática pedagógica. O mesmo deve conhecer os principais recursos tecnológicos e de comunicação para saber como aplicá-los em ambientes educacionais; conhecer e analisar softwares voltados à educação e utilizar a internet como veículo de pesquisa, comunicação e publicação de trabalhos.
Quando começamos a utilizar os meios que fazem parte da realidade de nossos alunos como as tecnologias, percebemos que as aulas se tornam mais interessantes, hoje na Escola os trabalhos apresentados pelos alunos são em slides, em vídeos, no data show e divulgados no blog da Escola. Isso tudo é resultado de um trabalho de formiguinha que vem sendo realizado com eles, trabalho esse, desenvolvido em conjunto com o professor de laboratório de informática e com os demais professores.
Usamos os recursos multimídias durantes às aulas para torná-las mais interessantes, assim os alunos sentem-se estimulados e participam de forma ativa e prazerosa da construção do conhecimento, trocam-se experiências e nós professores aprendemos com eles e modificamos muitas vezes nossa forma de ensinar, já que estamos construindo e trocando conhecimentos, os quais serão utilizados em nossa Sociedade.
Dizer que é um trabalho fácil não é, já que as nossas escolas públicas apresentam uma série de fatores que acabam prejudicando a Educação, entretanto é possível e gratificante a realização desse trabalho. Posso dizer que na Escola que trabalho, estamos em conjunto pulando os obstáculos e construindo passo a passo o novo cenário educacional, agora intermediado pelas tecnologias.

Nós professores não podemos desistir de correr juntamente com os nossos alunos em busca do sucesso, já que essa desistência significaria a morte da Educação Brasileira.

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HIPERTEXTO
Os hipertextos se encontram em destaque no corpo do texto em forma de links. Esses links facilitam a pesquisa, já que nos levam a um conjunto de informações (conjuntos de textos, imagens e sons). Na Wikipédia (a enciclopédia livre da internet), encontramos os hipertextos e ao utilizarmos descobrimos a sua real importância e a sua facilidade de acesso, eles interligam uma página a outra, dando uma maior significância ao conteúdo do texto principal.
Na Educação o hipertexto pode se tornar uma ótima ferramenta no processo de ensino e aprendizagem:
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela directa e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.
Os hipertextos auxiliam bastante durante as aulas, como verificamos no trecho acima o processo de ensino e aprendizagem torna-se rico, incentivando os alunos a busca e a produção do conhecimento. É uma forma de nós professores provocarmos a aprendizagem nos nossos alunos, usando um recurso que faz parte da realidade deles, um suporte para atingirmos alguns objetivos traçados no processo educacional.

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A internet como espaço de autoria coletiva
Navegando pela rede encontramos os espaços de autoria coletiva, nos quais realizamos pesquisas e postamos conteúdos importantes a produção e a troca de conhecimento. A Wikipédia e o Wikcionário são exemplos desses espaços, neles encontramos os verbetes que são:
Verbete: é o nome que se dá a cada um dos artigos, também chamados entradas, de um dicionário, de uma enciclopédia ou de outro livro ou obra de referência que organiza informações dessa maneira. Uma lista telefônica tem entradas, mas não tem verbetes. Um índice remissivo tem entradas, mas não tem verbetes.

Os verbetes de dicionário: são entradas, definições de palavras e explicações e notas sobre algo. O verbete de dicionário não serve somente para dar o significado de uma palavra como serve também para dar explicações gramaticais.
Verbete de enciclopédia: na organização de uma enciclopédia, os verbetes dão explicações e notas. Muitas vezes cada artigo de uma enciclopédia é chamado de verbete. Geralmente um verbete em uma enciclopédia pode dar uma maior explicação, nota, organização e melhoramento no texto enciclopédico.
            No Wikdicionário através dos verbetes chegamos aos significados das palavras e as suas explicações gramaticais. Portanto podemos perceber o quanto esses espaços de autoria coletiva estão se tornando importantes para o conhecimento e para a aprendizagem, já que até as palavras que fazem parte da cultura de cada região brasileira estão disponíveis para pesquisa, e as que não estão podem ser incluídas por nós mesmos através do cadastro na página, dessa forma estaremos contribuindo e produzindo no espaço virtual.
            Na sala de aula esses espaços de autoria coletiva servem para auxiliar na realização de atividades nas disciplinas como português, redação entre outras, estimulando assim os alunos à produção e a troca de conhecimento.
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Planejamento e execução de uma atividade com uso da internet

 
1.    Identificação:
Professoras:
Kelly Emanuelle do Nascimento Ainette
Wilaneide Bezerra Souza.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Plácido de Castro
2. Tema da Proposta:
Webcomic - Histórias em Quadrinhos na Internet

3. Objetivo:
Desenvolver o gosto pela leitura e pela produção escrita, através das Webcomics e dos recursos tecnológicos.

4. Justificativa:
As histórias em quadrinhos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, já que possuem um caráter lúdico e divertido. Que tal estimular os alunos a lerem essas histórias na internet? Já que eles adoram a internet não há nada melhor que ler na rede, e as Webcomics (histórias em quadrinhos na internet) estão aí para ajudá-los a desenvolver o gosto pela leitura e pela produção escrita.
Conhecendo as Webcomics os alunos serão capazes de produzir as suas próprias histórias em quadrinho com auxilio do computador, utilizando o software HagáQuê (editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos), estaremos assim usando recursos que eles gostam e que fazem parte da sua realidade: história em quadrinhos, computador, software e internet.
Tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa com auxilio dos recursos tecnológicos e das Webcomics, despertaremos o gosto pela língua portuguesa, formando leitores.

5. Público Alvo:
Alunos da 7ª série B

6. Recursos:
Computador, Internet, Caixa de Som, Data show e Software (HagáQuê).
7. Disciplinas envolvidas:
Língua Portuguesa e Informática

8. Metodologia:
1. Leitura do Conteúdo sobre o contexto das histórias em quadrinho e das Webcomic
2. Conhecer os alguns sites que tem as Webcomic: Site da turma da Mônica, Site do Menino Maluquinho, Site do Senninha e Site do Software  HagáQuê - editor de histórias em quadrinhos
3. Leitura das Webcomics na Internet
4. Conhecer o programa HagáQuê e suas ferramentas
5. Produção de histórias em quadrinhos no HagáQuê
6. Socialização do trabalho: Apresentação feita pelos alunos dos sites das Webcomics, leitura das Webcomic e apresentação das histórias em quadrinhos produzidas no HagáQuê pelo alunos.

9. Período de realização:
Mês de Maio: 2 aulas por semana com duração de 40 min.

10. Avaliação:
Será realizada ao longo das aulas, através da observação do desempenho dos alunos e na culminância da atividade, que será apresentada por eles a comunidade escolar.

11. Formas de socialização:
Será socializado na Culminância do Projeto: “Comunidade de Leitores” (o qual é realizado todo ano na Escola Plácido de Castro) e no blog da Escola. Nesta culminância os alunos apresentam os seus trabalhos para a comunidade escolar.

12. Bibliografia e webliografia:

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