sexta-feira, 27 de maio de 2011
Educadores capacitados para combater analfabetismo digital
CERTIFICAÇÃO
Professores da rede pública municipal se reuniram na última segunda-feira, 23, no auditório da Prefeitura, para um momento solene na educação parauapebense: receber a certificação do curso de Introdução à Educação Digital. O treinamento, que ensina aos professores de sala de informática o manejo com computadores e internet, tem o objetivo de proporcionar a educadores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, cada vez mais presentes na rotina dos alunos fora da sala de aula.
O curso é uma das ações do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que busca promover o uso pedagógico da informática na educação básica e levar às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
“Com a ajuda do ProInfo, estamos modernizando todos os nossos laboratórios de informática, a fim de garantir a nossos professores e alunos recursos eficientes de ensino e aprendizagem”, destaca o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto. O secretário lembra que não basta apenas incluir a tecnologia no ambiente escolar, “é preciso que os educadores estejam capacitados a trabalhar com ela”.
CAPACITAÇÃO
O professor capacitado se diferencia dos outros porque se torna mais preparado para repassar o saber. E é pensando nisso que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pretende, já no ano que vem, condicionar à docência em sala de informática a formação ou especialização na área. “É preciso que os profissionais que atuam nessa área estejam capacitados”, ressalta Neto.
De acordo com a coordenadora do Plano de Ações Articuladas (PAR) em Parauapebas, Delma Alves, hoje em dia a escola lida com um novo tipo de analfabeto, o digital. “É fundamental que a escola também esteja preparada para lidar com esse novo tipo de analfabetismo. Daí, a importância da formação. E a Semed, como instituição pública, tem a competência e o dever de proporcionar essa formação”.
No entendimento do coordenador do Setor de Informática da Semed, Valdejan de Sá, a tecnologia facilita o aprendizado dos alunos. “O uso de formas mais dinâmicas de ensino possibilita também elevar a qualidade da aprendizagem”. (Rosiere Morais)
Fonte:http://semedparauapebas.blogspot.com/2011/05/educadores-capacitados-para-combater.html