PROJETO INSTITUCIONAL COMUNIDADE DE LEITORES
Tempo de duração: indeterminado.
Foco: desenvolver o comportamento de leitor e o prazer de ler.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a leitura é fundamental na vida das pessoas, e a tarefa da escola no sentido de garantir essa prática é de grande importância.
Vale ressaltar que nossa realidade é formada por um significativo número de pessoas que não dispõe desse hábito, ou seja, a leitura é vista como algo obrigatório ou somente por uma necessidade imediata.
Sabemos também que a aprendizagem da leitura ocorre somente quando as pessoas convivem em um ambiente onde o ato de ler acontece de forma organizada e prazerosa, isto é, em ambientes nos quais ler é quase tão importante quanto nossas necessidades vitais.
Assim, o Projeto Comunidade de Leitores visa transformar a escola num espaço no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas e aconteça de maneira prazerosa. É destinado a toda a comunidade escolar, ou seja, professores, funcionários, pais, jovens e adultos, todos que fazem parte do universo escolar.
Nessa tarefa, cabe a direção da escola o papel de conduzir este projeto dando outra dimensão ao papel da leitura uma vez que esta deixa de ser algo que acontece somente em sala de aula e torna-se uma atividade compartilhada entre todos da comunidade. Assim, teremos uma escola formada por uma verdadeira comunidade de leitores.
OBJETIVOS
· Compartilhar o projeto com a comunidade escolar;
· Organizar o acervo da escola, oferecendo variedade e qualidade;
· Possibilitar o acesso dos funcionários e famílias ao acervo da escola;
· Incentivar o hábito de ler, planejando ações de leitura dentro e fora da sala de aula;
· Planejar situações de leitura diversas: feita pelo professor, pelo aluno, intercâmbio entre turmas e com a participação da comunidade escolar;
· Garantir uma rotina organizada (sistemática e frequente) de trabalho com a leitura na escola.
AÇÕES
· Organizar um sistema de empréstimo de livros, tornando o acervo da escola acessível a todos;
· Campanhas para arrecadação de livros através de eventos como: cine-pipoca, bingos, rifas, festas juninas;
· Confecção de carteirinhas e fichas individuais para controle de empréstimos de livros;
· Promover momentos de leitura na escola a cada última sexta-feira de cada bimestre (convidar pais, pessoas da direção, escritores locais, outros funcionários da escola) para a realização dessa ação;
· Mural de indicação literária;
· Painel com nomes e fotos dos alunos que mais leram durante o mês;
· Indicação de livros pelos alunos nas salas vizinhas;
· Varal literário (disposto nos corredores da escola);
· Doação de revistas por professores, alunos e pais;
· Planejar momentos de leitura compartilhada entre direção e funcionários de apoio (vigias, auxiliares de serviços gerais, merendeiras);
· Proporcionar momentos de leitura na sala de leitura e biblioteca durante o recreio;
· Garantir a leitura diária por professores e alunos em sala de aula bem como a indicação dos livros lidos;
· Apresentação de lista em mural com os nomes dos livros mais lido na escola;
· Utilização de plaquetas nas salas de aulas e sala de leitura indicando que não devem ser interrompidos, pois é hora da leitura;
· Roda de conversa feita pelo professor na sala de aula para orientar o aluno como falar do livro lido.
AÇÕES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS NA ESCOLA DESDE O DIA 25 DE AGOSTO DE 2007
AÇÃO | ENVOLVIDOS | REGULARIDADE |
Empréstimo de livros para alunos | Auxiliar de biblioteca e alunos | Diariamente |
Varal literário | Comunidade escolar | Diariamente |
Leitura pelo professor | Professores e alunos | 3 vezes na semana |
Leitura pelo aluno | Alunos e professores | 2 vezes na semana |
Leitura pela direção | Direção, vice-direção, alunos e apoio. | De acordo com o convite feito pelas turmas. Uma vez por semana |
Painel de indicação literária | Direção, coordenação e professores. | Quinzenal |
I Mostra Cultural de Leitores | Comunidade escolar | Bimestralmente |
Painel com nomes e fotos dos alunos que mais leram durante o mês | Sala de Leitura | Mensal |
1º Ciclo
2º Ciclo
3º e 4º Ciclos
TRABALHO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
1. IDENTIFICAÇÃO:
Professora responsável : Kelly Emanuelle do Nascimento Ainette
2. TEMA DA PROPOSTA:
Professora responsável : Kelly Emanuelle do Nascimento Ainette
2. TEMA DA PROPOSTA:
Webcomic - Histórias em Quadrinhos na Internet
3. OBJETIVO:
Desenvolver o gosto pela leitura e pela produção escrita, através das Webcomics e dos recursos tecnológicos.
4. JUSTIFICATIVA:
As histórias em quadrinhos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, já que possuem um caráter lúdico e divertido. Que tal estimular os alunos a lerem essas histórias na internet? Já que eles adoram a internet não há nada melhor que ler na rede, e as Webcomics (histórias em quadrinhos na internet) estão aí para ajudá-los a desenvolver o gosto pela leitura e pela produção escrita.
Conhecendo as Webcomics os alunos serão capazes de produzir as suas próprias histórias em quadrinho com auxilio do computador, utilizando o software HagáQuê (editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos), estaremos assim usando recursos que eles gostam e que fazem parte da sua realidade: história em quadrinhos, computador, software e internet.
Tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa com auxilio dos recursos tecnológicos e das Webcomics, despertaremos o gosto pela língua portuguesa, formando leitores.
5. PÚBLICO ALVO:
Alunos da 7ª série B
Alunos da 7ª série B
6. RECURSOS:
Computador, Internet, Caixa de Som, Data show e Software (HagáQuê).
7. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Língua Portuguesa e Informática
8. METODOLOGIA:
1. Leitura do Conteúdo sobre o contexto das histórias em quadrinho e das Webcomic
2. Conhecer os alguns sites que tem as Webcomic: Site da turma da Mônica, Site do Menino Maluquinho, Site do Senninha e Site do Software HagáQuê - editor de histórias em quadrinhos
3. Leitura das Webcomics na Internet
4. Conhecer o programa HagáQuê e suas ferramentas
5. Produção de histórias em quadrinhos no HagáQuê
6. Socialização do trabalho: Apresentação feita pelos alunos dos sites das Webcomics, leitura das Webcomic e apresentação das histórias em quadrinhos produzidas no HagáQuê pelo alunos.
9. PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
Mês de Maio: 2 aulas por semana com duração de 40 min.
Mês de Maio: 2 aulas por semana com duração de 40 min.
10. AVALIAÇÃO:
Será realizada ao longo das aulas, através da observação do desempenho dos alunos e na culminância da atividade, que será apresentada por eles a comunidade escolar.
Será realizada ao longo das aulas, através da observação do desempenho dos alunos e na culminância da atividade, que será apresentada por eles a comunidade escolar.
11. FORMAS DE SOCIALIZAÇÃO:
Será socializado na Culminância do Projeto: “Comunidade de Leitores” (o qual é realizado todo ano na Escola Plácido de Castro) e no blog da Escola. Nesta culminância os alunos apresentam os seus trabalhos para a comunidade escolar.
Será socializado na Culminância do Projeto: “Comunidade de Leitores” (o qual é realizado todo ano na Escola Plácido de Castro) e no blog da Escola. Nesta culminância os alunos apresentam os seus trabalhos para a comunidade escolar.
12. BIBLIOGRAFIA E WEBLIOGRAFIA: